segunda-feira, 18 de julho de 2011

Onde estão os Profissionais da Informação?

      Saudações Biblioteconômicas!!

       Estava eu, indexando uns periódicos para a biblioteca, quando um artigo me chamou muito a atenção.
    Achei muito interessante escanear o artigo e postá-lo aqui. Depois, com base nisto, decidi escrever um comentário meu. Espero que gostem.



REFERÊNCIA

PARA ficar na história. REVISTA BENS & SERVIÇOS, n. 74, p. 34-35, jun. 2011




         Achei muito interessante este artigo, mas depois que li, me perguntei: "E por que raios ninguém mencionou os Profissionais da Informação, como os Bibliotecários e, principalmente, os Arquivistas, que são os profissionais responsáveis pelo armazenamento, preservação e organização da informação?
         Vocês já repararam que, todas as vezes que surge uma reportagem sobre a Biblioteca de alguma instituição, o Bibliotecário, que é o responsável técnico, nunca aparece? E quem dá a entrevista é sempre o diretor, como se fosse ele quem organizasse todo o acervo? Claro, sei que o responsável pela instituição é o diretor, mas acredito que o Bibliotecário ou o Arquivista é quem deveria fornecer as informações sobre a unidade de informação.
        Se o diretor quer aparecer, pelo menos que apareça ao lado do Bibliotecário ou Arquivista.
         Canso de ver nos telejornais notícias sobre determinada biblioteca ou acervo da instituição X, mas nunca ou quase nunca aparece o profissional que organizou tudo aquilo. Por que será? Vocês já repararam que pouco ouvimos falar do Bibliotecário? Bem, o que é que eu estou esperando se até hoje, existem pessoas que perguntam se há necessidade em fazer faculdade para colocar os livros nas estantes? Confesso que isto me deixa muito zangada. 
       As pessoas precisam saber que o Bibliotecário merece tanta atenção e respeito quanto qualquer outra profissão.
       Sei que existem inúmeros fatores que impedem que o Profissional da Informação mereça mais destaque, mas acredito que os próprios profissionais devem deixar a acomodação de lado e lutar para aparecer, para ter mais destaque perante à sociedade. Chega de aceitar a imagem estereotipada do Bibliotecário ranzinza e rabugento que impede a aproximação ao acervo. Chega de aceitar que qualquer pessoa assuma o lugar de Bibliotecário porque não tem onde colocar esta pessoa. Chega de atrolhar as unidades de informação com papeis e outras bugigangas, porque as pessoas tem a mania de querer colocar tudo o que não presta na biblioteca. Chega de concordar com a ideia de que a biblioteca é um depósito onde se coloca tranqueiras e chega de aceitar que outras pessoas, que não detem o nosso conhecimento, apareçam como se fossem elas que cuidassem de toda a informação contida na instituição.
       Queridos Colegas Bibliotecários, precisamos nos unir e mostras às pessoas que ainda não conhecem bem a nossa profissão, que nós somos importantes e somos nós que guardamos e tratamos com carinho a produção informativa das instituições e, que sem o nosso trabalho, muitas vezes, toda a história de uma instituição, se perde no tempo e espaço...

       Perdoem meu desabafo indignado, mas há coisas que vejo por aí, que realmente necessitam de um pedido de socorro e, acredito eu, a nossa profissão está entre estas coisas.

       Um grande abraço a vocês e até a próxima.


2 comentários:

  1. Mi, o responsável pela biblioteca é o bibliotecário, ou deveria ser! Nós temos que tentar mudar isso, cada um na biblioteca que atua! Sei que muitas vezes é complicado, mas é preciso persistir!
    CONCORDO PLENAMENTE COM TUAS PALAVRAS!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Láis, PRECISAMOS MUDAR ISTO, mesmo que seja uma tarefa árdua. Mas, é necessário para nós, caso contrário, ficaremos sempre nas sombras...
    Beijos!

    ResponderExcluir

Colega Bibliotecário, deixe aqui seu comentário, crítica, sugestão ou informação. Ficarei feliz em ter a sua participação no Blog.
Responderei logo em seguida o seu comentário. Obrigada.