quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do Amigo

Saudações Biblioteconômicas!!

Hoje é o Dia do Amigo. Pesquisei na Wikipédia sobre o origem desta data tão especial:


O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho , foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina , com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente em  18 de abril.  No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.


Para comemorara o dia 20 de julho, Dia do Amigo, decidi postar um texto de minha autoria.
Dedico este texto a todos os meus amigos, os de perto e os distantes e a todos os que, de alguma forma, passaram em minha vida. Feliz Dia do Amigo!!



Amigo não é aquele que senta ao teu lado e conversa contigo. Amigo é aquele que está sempre por perto tanto nas horas boas quanto nas horas ruins. É aquela pessoa que tem sempre uma palavra amiga para dar sem parecer algo forçado ou decorado. É aquela pessoa que reparte os sonhos e tem sempre uma visão otimista para oferecer ao outro.
É aquela pessoa que não parece ser, simplesmente é. É uma pessoa que não oculta os sentimentos nem tenta mudar para que seja agradado ou para agradar aos outros. Amigo de verdade é aquela pessoa simples e companheira que está perto de ti e que troca ideias contigo todos os dias, buscando sempre engrandecer a amizade cada dia que passa.
É aquela pessoa que não se preocupa em fazer mais ou menos acertos do que o outros, visando, implicitamente, competir, superar o outro. É aquela pessoa que está sempre disposta a ajudar, a ser companheira sem cobrar por isto depois.
Amigo é aquela pessoa que, mesmo se um dia se separar de nós, deixará sempre uma boa recordação e um sentimento puro de alguém que deixou um pouco de si e levou um pouco de nós.
Enfim, o verdadeiro amigo é aquele que não usa como desculpa a distância, o tempo, o telefone que estragou... ele sempre encontra um jeito de manter contato, não importa como, pois o amigo de verdade é amigo para sempre.

                                        Michele Irigaray - 20/07/2011


3 comentários:

Colega Bibliotecário, deixe aqui seu comentário, crítica, sugestão ou informação. Ficarei feliz em ter a sua participação no Blog.
Responderei logo em seguida o seu comentário. Obrigada.