terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia dos Avós

          Saudações Biblioteconômicas!!

      Hoje venho postar um acróstico de minha autoria para homenagear uma data muito especial para mim. Hoje se comemora o Dia dos Avós.
    Antes de mais nada, para não perder o costume, fiz uma pesquisa básica na Internet e descobri a origem do Dia dos Avós. Espero que gostem.



Comemora-se o Dia dos Avôs e Avós em 26 de julho. E esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.
Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.
Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.
São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.
Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

FONTE:




        Agora, para fechar com chave de ouro, posto meu acróstico que fiz em homenagem à minha Avó Maria de Lourdes que fez aniversário ontem.

    Maria de Lourdes
      Amiga em todas as horas
      Reservada em determinados momentos
      Inigualável batalhadora

      Dedicada
      E preocupada

      Longe de ser alguém desatenta
      Outra vez, mãe
      Unica entre todas que conheci
      Rica de espírito e de estórias D'lém mar
      Determinada, forte e corajosa
      Exemplo de vida para seguir
      Simplesmente, minha Mãe!!!

                                            Michele Irigaray (26/07/2011)


       Até a próxima! Abraços a todos!



2 comentários:

  1. Oi Amiga! Ficou bonito o acróstico né, mas acredita que ainda não consegui entregá-lo para minha avó? Que deselegância.... :(
    Beijos!

    ResponderExcluir

Colega Bibliotecário, deixe aqui seu comentário, crítica, sugestão ou informação. Ficarei feliz em ter a sua participação no Blog.
Responderei logo em seguida o seu comentário. Obrigada.