segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia do Escritor

         Saudações Biblioteconômicas!!


          Hoje vou postar sobre uma data muito importante para mim: o Dia do Escritor, o meu Dia, além do Dia do Bibliotecário comemorado em 12 de março. :)
        


O 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.

Escrever pode ser um ofício, um passatempo, uma forma de desabafo, uma manifestação artística.

A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja ele informar ou encantar quem o lê.

Antes do século VI a.C., as grandes narrativas eram passadas oralmente. Desde a invenção da escrita, essas histórias puderam ser repassadas e permanecer na história em sua forma inicial, já que o discurso oral sempre apresentava variações (basta lembrar do ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto").

Assim, temos registros de grandes escritores da Antiguidade, da Idade Média, do Renascimento... e, graças a eles, temos escritos históricos de épocas remotas; ficções de fadas e dragões medievais; mitos e lendas antigos; tratados de medicina e alquimia; compêndios de estudos filosóficos e religiosos.

O escritor convence graças ao poder de sua paixão pela palavra, e não prioritariamente pela paixão que dedique a uma causa.

Ou melhor, a sua causa sempre foi e será a palavra, caminho e céu de todas as causas. E de todas as paixões.

O texto literário nasce das mãos do escritor. No dia do escritor comemoramos a solidão diante da palavra, a verdade, o medo, a alegria, o amor indizíveis de só saber escrever.

Fonte: Nossa Língua, Nossa Pátria
 
 
               Não sei a opinião das pessoas com relação ao ato de escrever, mas eu digo a vocês que escrever é algo muito difícil. Talvez muitos se perguntem "qual é a dificuldade de escrever certas palavras em um papel?" E eu respondo:
         A dificuldade está em transmitir, da forma mais fiel possível uma cena ou imagem que há na mente do escritor para a mente do leitor. A escrita deve ser tão boa que ferá com quem está lendo tenha as mesmas emoções que o escritor teve ao escrever o livro. E isto não é nada fácil.
        Eu comparo o ato de escrever ao ato de pintar ou até mesmo de compor uma sinfonia. Leio e releio inúmeras vezes o que eu escrevo para que minhas estórias fiquem cada vez mais perfeitas e mais reais, porém, cada vez que eu leio, sempre encontro algo que posso mudar para ficar melhor ainda. Exatamente como ocorrem nas pinturas e partituras... os artistas, dependendo da obra, levam meses ou até anos para concluírem suas criações de forma satisfatória para eles.
       Fico feliz em saber (quando converso com meus leitores) que as ideias ou cenas transmitidas em meus livros conseguem ser captadas por eles, pois não há nada mais triste do que não conseguir passar a eles a mesma emoção e sentimento que eu tive ao escrever.
        Meu maior presente é quando um leitor comenta sobre determinada cena que escrevi com o mesmo brilho no olhar (de alegria ou de suspense) que eu tive quando compus a estória.
       E mais, meu maior presente é saber que, de alguma forma, meus queridos personagens, que eu tanto amo podem, enfim, vir para o nosso mundo.
     Um grande abraço a todos e,
 
     Um Feliz Dia do Escritor para mim!

2 comentários:

  1. Parabéns, amiga!
    Escrever realmente não é fácil, quando se quer transmitir sentimentos, ou aquilo que realmente se está pensando... e não falo somente de livros e histórias, mas até em blogs, ou um comentário, uma carta para alguém, enfim!
    Beijos e mais uma vez, felicidades como escritora!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga! Obrigada pelas felicitações. Fico muito feliz com as tuas participações.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Colega Bibliotecário, deixe aqui seu comentário, crítica, sugestão ou informação. Ficarei feliz em ter a sua participação no Blog.
Responderei logo em seguida o seu comentário. Obrigada.