sábado, 7 de março de 2020

Campo de atuação do bibliotecário

Saudações Biblioteconômicas!!

Hoje deveria postar a continuação do meu TCC, mas encontrei aqui um assunto muito interessante A atuação do Bibliotecário para abordar.
Olhem a quantidade de lugares em que podemos atuar! E ainda existem pessoas que acham que só trabalhamos em Bibliotecas e, quando elas forem eliminadas (o que acho difícil) o Bibliotecário não vai mais existir... doce ilusão. Se bem que existem lugares onde a Biblioteca é desativada e o Bibliotecário fica sem função alguma, pois os superiores não sabem que ele pode se encaixar perfeitamente em qualquer lugar da empresa onde haja informação para organizar.
Mas fazer o que? Tem coisas que nunca serão compreendidas mesmo... infelizmente. 





Suponho que isto deva acontecer por falta de informação sobre o próprio Bibliotecário: o que faz, onde atua, qual sua importância e por aí vai, pois se observarmos bem, podemos ver que toda a reportagem que sai sobre Biblioteca ou vídeo em que há um responsável pela Biblioteca NUNCA ou RARAMENTE é o profissional Bibliotecário que fornece as informações. É sempre um superior que não sabe nada da Biblioteca e que não convive com a unidade de informação que está recebendo os créditos. Isso é um absurdo!
Sei também que se opor à hierarquia é complicado, mas é o que devemos fazer, pois se não fizermos assim nunca vamos ser reconhecidos pelo nosso trabalho e esforço. Por isso que muita gente ainda faz aquela pergunta imbecil: Biblio o quê?
Pensem comigo:
Vocês fazem um projeto que facilita a vida de muita gente, que melhora o raciocínio de muitas pessoas, que estimula as pessoas a lerem cada vez mais e pensarem mais, vendo o mundo de maneira mais ampla, mas quando esse projeto ganha certo vulto, quem aparece nas mídias para falar sobre ele não é quem criou e sim um superior qualquer que não entende nada e que provavelmente nem tem o hábito de ler, só por causa da hierarquia. E em muitos lugares, se o Bibliotecário vai falar, ainda perde o emprego. Isso é uma vergonha!
A sociedade precisa saber quem somos e o que fazemos! Caso contrário vamos permanecer sempre no anonimato! E eu não estou falando no sentido orgulhoso-arrogante de ser, para ser o centro das atenções. Falo no sentido de ter nossa profissão valorizada. Toda pessoa deve ser valorizada! Por que umas profissões são melhores do que as outras se todas tem uma função respectiva? Um Bibliotecário não vai defender uma pessoa, pois ele não é Advogado. Um Bibliotecário não vai operar alguém, porque ele não é Médico e também não vai ocupar o lugar de um Gari porque sua função não é limpar as ruas. Só que muitos esquecem que nas escolas e universidades sempre houve (pelo menos era pra haver conforme a lei) um Bibliotecário que forneceu as informações de que essas pessoas e futuros profissionais precisaram para se formar, tal como um Professor que ensina as primeiras letras aos Médicos, Advogados, Dentistas, Garis e outras tantas profissões.
Isso não é sobre aparecer, é sobre respeito profissional.
Acredito que tanto os Bibliotecários quanto o próprio CRB deviam sim, se unir para divulgar à sociedade quem é o Bibliotecário e qual é a sua importância, porque ficar reclamando aos quatro cantos sobre a desvalorização da profissão e não to,ar nenhuma atitude não é nada coerente.

Bem, é isso que penso e por isso eu tento fazer algo, mesmo que pequeno ao escrever neste Blog. Pode não ser nada, mas para mim é um começo.
Vou ficando por aqui. Bom final de semana e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colega Bibliotecário, deixe aqui seu comentário, crítica, sugestão ou informação. Ficarei feliz em ter a sua participação no Blog.
Responderei logo em seguida o seu comentário. Obrigada.