terça-feira, 9 de agosto de 2011

Depois da Escuridão - Livro

        Saudações Biblioteconômicas!!


            Hoje postarei uma dica de livro muito boa.
           Depois da escuridão, de Sidney Sheldon é um livro que prende a atenção do leitor e que nos faz querer chegar rapidamente ao final para saber quem foi que armou para cima de Grace.
          
SHELDON, Sidney. Depois da Escuridão. 7.ed. Rio de Janeiro: Record, 2011. 463 p.

O que acontece com uma mulher que teve tudo percebe que não tem mais nada a perder?
Grace Brookstein é a socialite mais querida dos Estados Unidos e leva uma vida de princesa. Até o dia em que o marido, gênio das finanças e administrador do fundo de hedge Quorum, sai para velejar e nunca mais volta. Enquanto lida com a tragédia, um escândalo envolvendo o Quorum irrompe: bilhões de dólares foram roubados de seus maiores investidores – trabalhadores americanos de classe média e baixa. Da noite para o dia, a vida de Grace se transforma. Todos os seus bens são confiscados e ela é acusada de fraude. Determinada a provar sua inocência, Grace Brookstein parte em uma jornada que revelará que ninguém à sua volta é digno de confiança.
     




RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita

          Saudações Biblioteconômicas!!


            A postagem de hoje será sobre alguém muito importante para nós, Bibliotecários: Shiyali Ramamrita Ranganathan, considerado o Pai da Biblioteconomia.


Shiyali Ramamrita Ranganathan (9 de agosto de 1892, Sirkali, Tamil Nadu - 27 de setembro de 1972, Bangalore, Índia) foi um matemático e bibliotecário da Índia. Em 1913 conseguiu seu primeiro bacharelado graduando-se em Matemática na Universidade de Madras, alcançando seu primeiro título universitário em 1916. Tornou-se, então, professor de matemática, exercendo essa atividade por sete anos em três universidades de Madras. Ranganathan era um homem extremamente politizado como profissional, lutava pela melhoria de condições de trabalho, e como professor preocupava-se com o ensino e a pesquisa em seu país.
Visando ter uma melhoria na biblioteca da Universidade de Madras, iniciou uma campanha. Em 1924 surge um cargo de bibliotecário nesta mesma Universidade, um dos requisitos do cargo era de que o novo bibliotecário deveria estudar Biblioteconomia na Grã-Bretanha, e de lá ele ingressou na Escola de Biblioteconomia na College University em Londres, para aprimoramentos e especialização no curso.
Em Londres um de seus professores, W. C. Berwick Sayers, dizia que a Biblioteconomia é uma área que possui uma peculiaridade, a da criação; o que aprendemos na universidade e nos livros são somente os princípios. Ele viu em Ranganathan uma forte personalidade e passou a orientar seus estudos. Sendo assim, aconselha ele a entrar em contato com o maior número de profissionais possíveis e visitar o máximo de bibliotecas que ele conseguisse. E assim fez Ranganathan, visitou mais de cem tipos de bibliotecas, cada uma diferente da outra. Voltando para a Índia foi professor de Biblioteconomia por aproximadamente 40 anos. No ano de 1928 Idealizou as cinco leis da Biblioteconomia (five laws of library science), e em Novembro deste mesmo ano casou-se com Sarana com quem teve apenas um único filho, a cerimônia foi simples, e horas após o fim da cerimônia voltou para dar continuidade em seus trabalhos. Trabalhava muito, treze horas por dia, sem tirar folgas, muitos diziam que ele era viciado por trabalho (Workaholie).
Ranganathan deu três importantes contribuições para a Biblioteconomia: a primeira consistiu em introduzir três níveis distintos em que trabalham os classificacionistas (que elaboram sistemas de classificação) e os classificadores, o plano da idéia (nível das idéias, conceitos), o plano verbal (nível da expressão verbal dos conceitos) e o plano notacional (nível de fixação dos conceitos em formas abstratas). A segunda contribuição refere-se à sua abordagem analítico-sintética para a identificação dos assuntos. A terceira constribuição foi o estabelecimento de dezoito princípios que podem ser considerados como um instrumento para avaliação de sistemas de classificação.
Ranganathan publicou um número gigantesco de artigos (a maioria sobre a história da Matemática) e mais de 50 livros, dentre eles 9 obras se destacam:

1. Five Laws of Library Science (1931);
2. Colon Classification (1933);
3. Classified Catalogue Code (1934);
4. Prolegomena to Library Classification (1937);
5. Theory of the Library Catalogue (1938);
6. Elements of Library Classification (1945);
7. Classification and International Documentation (1948);
8. Classification and Communication (1951);
9. Headings and Canons (1955).

No dia 27 de Setembro de 1972 às 21:25 (horário oficial da Índia), após uma breve enfermidade, morre Ranganathan na sua residência em Bangalire.


FONTE:



         Ainda pesquisando na Internet, encontrei este vídeo muito interessante dos alunos de Biblioteconomia sobre os 8 passos do Serviço de Referência. Gostei muito do vídeo, pois apresenta os 8 passos de forma criativa, divertida e de fácil entendimento.
        Parabéns ao Grupo N.O.I.S.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Atitude perfeita

             Saudações Biblioteconômicas!!


             Gente, acabei de receber este e-mail e achei importantíssimo de comunicar a vocês. Aplaudo a atitude do CFB, pois é através destas atitudes que poderemos preservar, da melhor forma, a nossa profissão.


Nota de Esclarecimento

Prezados Bibliotecários,

Recentemente circulou na internet e-mail, cujo título era:

TCU ADMITE CONTRATAÇÃO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO PARA O CARGO DE BIBLIOTECÁRIO

Ocorre, porém, que a referida informação não partiu do Tribunal de Contas da União e não corresponde à verdade dos fatos, conforme será demonstrado mais adiante.

Em breve síntese dos fatos, temos que uma determinada Universidade de Minas Gerais nomeou para o cargo de Bibliotecário uma Bacharel em Sistemas de Informação para atuar na biblioteca da Universidade.

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6) tomou conhecimento e, imediatamente, tomou todas as providências legais no sentido de cientificar a Universidade sobre a irregularidade, com base na legislação vigente, bem como providências quanto à imediata retificação do equívoco.

Considerando a inércia da Universidade em cumprir a legislação e corrigir a irregularidade, o CRB-6 abriu processo administrativo contra a instituição, sendo a mesma penalizada em multa pecuniária.

Não obstante a penalidade aplicada, o Regional ofereceu denúncia ao Ministério Público acerca da irregularidade, inclusive contra a funcionária nomeada, por exercício ilegal da profissão de bibliotecário.

Quanto ao Tribunal de Contas da União - TCU, o Acórdão n. 3251/2011 da 2ª Câmara se limitou a reconhecer a legalidade dos procedimentos adotados no decorrer do concurso e nomeação da referida funcionária.

Ressalta-se que o TCU é um órgão de controle externo e que a análise do caso concreto se deu somente no que tange aos aspectos formais do concurso, ou seja, a obediência aos princípios da administração pública, Lei n. 8.666/93, isonomia, transparência e outros princípios necessários à contratação pelas entidades ligadas à administração pública.

É importante deixar claro que a análise da contratação pelo TCU não adentrou ao mérito quanto à questão da impropriedade de nomeação de pessoa não habilitada para atuar na biblioteca. Restringiu-se ao aspecto formal da contratação. E nem poderia avaliar o aspecto material, pois incorreria no risco de extrapolar a sua competência legal administrativa.

A Universidade, com base na Lei n. 11.091/2005, entendeu que o curso de Sistemas de Informação estaria incluído no âmbito das Ciências da Informação, vindo a gerar a distorção que culminou com a nomeação indevida

Como se não bastasse a irregularidade de se contratar bacharéis em Ciência da Informação para o exercício de atividade privativa do profissional Bibliotecário, a instituição comete o absurdo maior de contratar um Bacharel em Sistemas da Informação para atuar como Bibliotecário.

Este Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) está trabalhando no sentido de alterar a referida Lei que aprovou o Plano de Carreira no âmbito das Instituições Federais, a fim de impedir que o equívoco e a irregularidade se repitam tanto para os Bacharéis em Ciência da Informação quanto para os Bacharéis em Sistemas da Informação. Na mesma linha de atuação, todas as universidades brasileiras foram alertadas para o impeditivo de contratação de pessoal não habilitado para atuar nas bibliotecas universitárias.

Ante o exposto, o Sistema CFB/CRB vem a público reiterar que todas as ações realizadas visam garantir aos bibliotecários devidamente habilitados o exercício privativo das atividades previstas na legislação que regulamenta da profissão.

Atenciosamente,

Nêmora Arlindo Rodrigues

Bibliotecária - CRB/10-820

Presidente do CFB


           Até a próxima!


terça-feira, 2 de agosto de 2011

3° Painel de Biblioteconomia em SC

            Saudações Biblioteconômicas!!


          Olá! Recebi este e-mail e, conforme solicitado, estou postando aqui, para divulgação.
 

Caríssimos colegas,

Diante da realização do 30º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina,
que acontecerá na cidade de Florianópolis/SC, nos dias 07 e 08 de outubro de
2011, cuja entidade organizadora é a Associação Catarinense de
Bibliotecários, apoiadora pelo CRB14/SC, SindBiblio/SC, Grupo de Acadêmicos
de Biblioteconomia (GAB) da UFSC/UDESC e Grupo de Bibliotecários da área
Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC), viemos convidar a todos e solicitar
apoio na divulgação do evento entre os profissionais bibliotecários e
estudantes de Biblioteconomia de sua região.

As submissões para envio e apresentações de trabalhos no evento já
estão abertas.

Maiores informações sobre o evento no site
http://paineldebiblioteconomia2011.wordpress.com/ ou na ACB (
http://www.acbsc.org.br).

Solicitamos gentilmente que reencaminhem para suas listas de contatos e
aos profissionais da sua região, visando juntos promovermos um grande encontro
de nossos profissionais e estudantes da área.

Cordialmente,

Andrea Sousa da Silva Daniela F. A. Oliveira
Spudeit Osias do Rosário
Coordenadora Painel Vice-Coordenadora
Painel Presidente ACB Gestão 2010/2011


        Abraços,



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Premiações CRB 10 - 2011

         Saudações Biblioteconômicas!!

    Colegas, olhem que interessante!
    Recebi do CRB 10 um e-mail com a seguinte informação:


 O CRB10 solicita até o dia 16 de agosto o envio de sugestões de nomes para recebimento das seguintes premiações em 2011:

1 – Prêmio Zenaira Garcia Marques para bibliotecários cadastrados no CRB10.
2 – Prêmio Eda Elsa Werner para não-bibliotecários mas atuantes em bibliotecas gaúchas.
2 – Prêmio Atenéa Felistoffa para organizações que prestam relevantes serviços à classe.

As indicações de candidatos ao(s) prêmio(s) devem(rão) vir acompanhado(s) de justificativa com até 500 palavras (uma lauda) a ser enviada para o email (
crb10@crb10.org.br). A entrega da premiação será no dia 22/9 durante a realização do Seminário O CRB que queremos em local a ser definido.
A Comissão de Premiação agradece.


 
     Acredito ser de grande valia estas premiações aos Profissionais da Informaçao, pois servem de estímulo a todos os Bibliotecários que, de alguma forma lutam para que a nossa profissão seja valorizada e para que a leitura seja cada vez mais disseminada.




Divulgação do Ciclo das Sombras

             Saudações Biblioteconômicas!!

       Olá! Hoje venho postar uma notícia muito boa para vocês. Meu livro O Ciclo das Sombras está sendo digulgado em um blog muito elegante, do escritor Athur Lucena.
      É um blog com conteúdo muito bom e que vale a pena ler.

     Fico por aqui, um abraço a todos!